Suedini Sports - Sua melhor opção em artigos esportivos

sábado, 23 de abril de 2011

Sangue latino que não sabe perder

Filipe Rangel é repórter esportivo em Cabo Frio. Estudante do curso de Comunicação Social na Universidade Veiga de Almeida (UVA), Filipe escreve para o site www.futnet.com.br e é comentarista no Programa Na Jogada e também na rádio Ondas. Passou pelo Programa Espião do Jogo.

Já virou capítulo fixo na história da Libertadores: pancadaria generalizada, aprovada e incentivada pela torcida presente no estádio, ignorada pelo policiamento pelos primeiros cinco minutos, e geralmente protagonizada por brasileiros versus qualquer outra nacionalidade.

Até a Copa Sul-Americana, competição mais branda condizente com sua importância mais branda, entrou na roda. Em 2009, após a eliminação do Cerro Porteño diante do Fluminense, em pleno Rio de Janeiro, os paraguaios partiram para o braço. Como se fosse resolver alguma coisa. Como se um chute na costela do companheiro de profissão passasse a valer mais que um gol.

E o Fluminense voltou a ser vítima da ignorância sul-americana, desta vez em uma competição mais nobre. Ao se classificar, contra todas as possibilidades, em partida diante do Argentinos Jrs, o Flu se viu obrigado a participar de uma batalha campal após o apito final. Se os argentinos tivessem com a vaga, ia ter briga? Ah, os argentinos...esses não sabem perder! Ou melhor, recentemente, não se acostumaram a perder. Tirando o Boca, que monopolizou a maior competição das Américas durante os anos 2000 e o Estudiantes, campeão em 2009, os argentinos só entram na Libertadores pra fazer fiasco.

Enquanto isso, os brasileiros, só nesta década, foram a final com São Paulo e Atlético-PR em 2005, São Paulo novamente e Internacional em 2006, Grêmio em 2007, Fluminense em 2008, Cruzeiro em 2009 e de novo o Inter, campeão em 2010. Os brasileiros empilharam argentinos nos seus caminhos até a decisão. No final das contas, às vezes pode até prevalecer a força da camisa e o sangue quente dos argentinos, como foi em 2000, 2001, 2003 e 2007 com o Boca e em 2009 com o Estudiantes. Mas a regularidade da superioridade do futebol brasileiro incomoda os argentinos, principalmente aqueles que não estão acostumados a ganhar, como o Argentinos Jrs.

O clube que revelou Maradona, o rei dos “barraqueiros”, fez questão de mostrar porque faz questão que a imagem do clube esteja tão associada à imagem do Pibe, e fez igual. Um ato típico de Maradona. Um barraco generalizado. O goleiro Navarro, que papou um frango inacreditável nos 90 minutos, quis compensar sua torcida agarrando jogadores adversários em um mata-leão. Esqueceu que o que valeria a pena era ter agarrado o chute de Fred, quando teve a chance. Escudero, que foi abraçado pelos jogadores do Flu após a derrota, foi covarde, e agrediu quem estava pela frente.

A questão é que o futebol brasileiro evoluiu muito nos últimos anos, e a continuação desse crescimento é inevitável. À medida que a economia brasileira se fortalece e bilhões de reais são injetados no futebol, as economias dos outros países lutam para manter-se estáveis, sem muito sucesso, e o futebol sofre as conseqüências. O Brasil não tem culpa de estar melhor. Enquanto Luis Fabiano, Fred, Ganso, Neymar, D’Alessandro, Ronaldinho Gaúcho, Deco e outros jogadores de nível mundial povoam o Campeonato Brasileiro, os clubes argentinos estão fazendo uma força descomunal para se renovarem e renovarem sua seleção. É a solução. E eu, concordo. E torço para que essa nova geração venha sem esse ranso de não saber perder, de apelar para a pancadaria. E isso vale também para paraguaios, uruguaios, chilenos, e...brasileiros!

A Ressacada presenciou também um episódio lamentável. Loco Abreu partiu para cima dos adversários e começou a pancadaria após a eliminação do Botafogo diante do Avaí, na Copa do Brasil. Não pense que a briga aconteceu porque o camisa 13 do Fogão é uruguaio, porque os brasileiros, que santos também não são, continuaram, e vai, gostaram da briga! Uma dica: sempre que começar a pancadaria, dá uma olhada no goleiro reserva. Renan, do Avaí, viveu seu dia de Anderson Silva e aplicou golpes marciais em quem apareceu na sua frente. Parece que a falta de minutos de jogo desperta uma vontade incontrolável no camisa 12 em passar algum tempinho chutando, socando e esmurrando seus adversários.

Não sou falso moralista. Quem já jogou futebol, até mesmo aquela peladinha de fim de semana, sabe que o sangue ferve. Quando sua reputação e a reputação do seu time estão em jogo, expostas para milhares de pessoas, aí é que deve ferver mesmo. Só que esse sangue latino que não aceita perder não pode ferver ao ponto de prejudicar o espetáculo e de desmoralizar o nosso futebol, a nossa diversão. Se eu quisesse ver briga, assinaria o UFC.

5 comentários:

Tarcizo Júnior disse...

Olá,
Venho aqui para convidá-lo a jogar o FutManager, eleito "Melhor Game Online" pela revista "Top10 Games".
Ele é um jogo que tem o melhor do estilo manager, de jogos como Brasfoot e CartolaFC.
Com as vantagens de ser totalmente gratis, online, você não precisa baixar nada e o melhor:
Concorra a Camisa Oficial do seu time do coração!

http://www.futmanager.com/futebol-online/serrinha.html

Como cadastrar:
1- Efetuem o cadastro no endereço acima.
2- Você receberá um email com um link de ativação e com a sua senha.
3- Utilize a senha do email para logar e criar sua equipe!

Espero que todos gostem desse game fantástico,
Cadastre-se e venha jogar essa nova sensação da internet!

CLOVIS COSTA DE BARROS disse...

http://tempodebola.blogspot.com

VEJA O BLOG "A BOLA E O TEMPO" ... TODOS OS TIMES DE TODOS OS TEMPOS... PRA QUEM CURTE A HISTÓRIA DO FUTEBOL, VAI GOSTAR MUITO... MUITAS FOTOS, INFORMAÇÕES, CRAQUES, ESTADIOS , CAMISAS, .... CONFIRA.....

CLOVIS COSTA DE BARROS disse...

VEJA O BLOG "A BOLA E O TEMPO" ... TODOS OS TIMES DE TODOS OS TEMPOS... PRA QUEM CURTE A HISTÓRIA DO FUTEBOL, VAI GOSTAR MUITO... MUITAS FOTOS, INFORMAÇÕES, CRAQUES, ESTADIOS , CAMISAS, .... CONFIRA

..... http://www.tempodebola.blogspot.com/

maldiveshotels disse...

Dear friend. I truly just like your posting and your current web page all in all! That write-up is really plainly composed and without difficulty understandable. Your WordPress style is awesome as well! Would be awesome to discover exactly where My partner and i are able obtain this. Please hold up the very good work. We all need much more this kind of website owners just like you on the web and much less spammers. Wonderful man! :-)

Anônimo disse...

The portugee economy is in the toilet, and droves of it's citizens are fleeing to neighboring Spain to work just to put food on the table! Those who don't go to Spain are swimming, or jumping on bannana boats to go to Angola or Mozambique just to sell their body for cod to feed their families. The slightly better off portugee are flying to Brasil to live in a favela that is much better than the poor, decrepid conditions they live in now; at least here they can eat.

The portugee are an ignorant bunch stuck in a mental time-warp that only focus on a national soccer team that has never won a single Euro or World Cup and "how" good things were in the distant past rather than focusing on their now deteriorated, non-existant economy, and how bad things really are today.

This is "why" they can't seem to see the log stuck in their eyes but see the splinters in everybody elses eyes. I do find it ironic that they are racist toward Spain, Angola, Mozambique and Brazil only to later go look for a better life in these countries!!

-------------------------------------

informacion do putugal?

HTTP://PEDROMILLAN.BLOGSPOT.COM/

*portugal is a shit country! DO NOT VISIT PORTUGAL! Those people are anti-Spanish and Brazilian, Mozambican and Angolan Racists!